segunda-feira, 12 de março de 2012

Municípios da região de Araçatuba assinam convênios do Creche Escola













O deputado Carlão Pignatari (PSDB) e o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, estiveram nesta quinta-feira (dia 8), em Presidente Prudente e Araçatuba, para assinatura de diversos convênios.
Rodrigo Garcia e Carlão participaram, às 11 horas, no Centro Cultural Matarazzo, em Prudente, da cerimônia de assinatura dos Termos de Adesão do Programa Creche Escola com os munícipios das regiões Alta Sorocabana e Alta Paulista. Em Araçatuba, o evento foi às 15 horas, na sede da Associação Paulista de Medicina.
Além do secretário Rodrigo Garcia, também compuseram a mesa principal, o coordenador de assuntos institucionais da Secretaria estadual da Educação, José Afonso Carrijo, e os prefeitos Cido Sério, de Araçatuba, e Terezinha do Carmo Salessi, de Bento de Abreu.
Da região de Araçatuba, será beneficiados 15 munícipios: Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Bento de Abreu, Brejo Alegre, Buritama, Castilho, Clementina, Guaraçaí, Itapura, Mirandópolis, Nova Luzitânia, Piacatu, Rubiácea e Suzanápolis.
O objetivo do Creche Escola, segundo o deputado Carlão Pignatari, é aumentar o número de vagas na Educação Infantil em todo Estado, dando mais tranquilidade para as mães trabalharem. Além disso, a creche ajuda a preparar a criança para o Ensino Fundamental, ajudando no seu desempenho escolar.
De acordo com Carlão, a construção de creches muda a realidade das famílias e ajuda no desenvolvimento social delas. "É uma forma que o governo encontrou de ajudar as famílias a melhorarem suas rendas. O casal pode trabalhar, com a tranquilidade de que seus filhos estão sendo bem cuidados”, diz o deputado.
Em seu discurso, Carlão ainda falou que o Brasil cresceu muito e as mães necessitam de creches. Destacou ainda a atenção que o governo do Estado vem dando aos prefeitos, apoiando e liberando recursos para a realização de obras.
O deputado também enalteceu o trabalho do secretário Rodrigo Garcia. “É um secretário que vem fazendo um trabalho enorme para melhorar a assistência social no Estado”, concluiu.
Por sua vez, o secretário elogiou Carlão. “É um deputado que tem sido o articulador da assistência social na Assembleia Legislativa”. Rodrigo informou que o governo do Estado reservou R$ 1 bilhão para a implantação de uma Creche Escola em cada município paulista.
De acordo com ele, cada unidade (obras e equipamento) custa em média R$ 1 milhão. A contrapartida do município é oferecer terreno plano de sua propriedade, com 2 mil metros quadrados, abastecido de rede de água, esgoto, energia, telefonia e divisas muradas. São 800 m² de área construída, com capacidade para abrigar 150 crianças.
O programa Creche Escola foi lançado em setembro de 2011. Desenvolvido em parceria pelas Secretarias de Desenvolvimento Social (Seds) e da Educação, o programa tem como objetivo ampliar o atendimento de crianças na educação infantil, de 0 a 5 anos, residentes, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário