quarta-feira, 18 de abril de 2012

Deputado Carlão Pignatari participa de evento a favor das cachoeiras do rio Turvo





O deputado estadual Carlão Pignatari participou, na noite de segunda-feira (16/04), do Ato Regional de Apoio ao Rio Turvo e às Cachoeiras de Talhadão e São Roberto, realizado na Câmara Municipal de São José do Rio Preto. O evento foi promovido pela Amertp (Associação de Defesa do Meio Ambiente, dos Rios Turvo e Preto), que luta contra a construção de duas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), proposta pela empresa Encalso.
Na oportunidade, foi anunciado que a Cetesb negou licença de construção das duas usinas hidrelétricas no rio Turvo, nas cachoeiras do Talhadão, em Palestina, e de São Roberto, em Pontes Gestal. O deputado Carlão Pignatari participa do movimento desde o seu início, em 1º de outubro do ano passado.
De acordo com o Parecer Técnico, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima) apresentado pela empresa não foi aprovado pela Cetesb, que considerou “inviável ambientalmente” o empreendimento. Segundo a empresa, a quantidade de energia que seria gerada pelas PCHs, de 12 megawatts para a do Talhadão e de 16 megawatts para a de São Roberto, não compensaria o impacto ambiental.
Em seu discurso, o deputado Carlão enfocou trecho do Parecer Técnico, como o custo/benefício ambiental; os impactos que acarretariam na flora e fauna; conflitos de uso do trecho do rio; e pressões que provocaria sobre as infraestruturas urbanas em uma região com baixa oferta de aparelhos públicos, notadamente sobre os serviços de saúde. 
Carlão disse ainda que apresentou, na Assembleia, projeto de lei que transforma o município de Palestina, próximo aos locais onde a Encalso pretende construir as PCHs. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário