sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Deputado estadual Carlão Pignatari propõe utilização de hidrovias para desafogar o trânsito

Deputado debateu com o arquiteto Alexandre Delijaicov, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

O deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) participou nesta terça-feira (dia 7), do programa Arena Livre da TV Alesp, da Assembleia Legislativa de São Paulo, apresentado pelo jornalista Jorge Machado. Na oportunidade, esteve presente para os debates o arquiteto Alexandre Delijaicov, professor-doutor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP).
O arquiteto Alexandre falou sobre seus projetos voltados à mobilidade urbana, que vão desde a implementação de ciclovias à construção de um anel hidroviário de 600 quilômetros de extensão, que ligaria os rios Tietê, Pinheiros e Tamanduateí, e as represas Billings, Guarapiranga e Taiaçupeba.
O professor-doutor Alexandre propôs a construção de uma orla fluvial na área metropolitana de São Paulo, pois atualmente os rios servem apenas para levar os detritos produzidos pela população.
O deputado Carlão Pignatari questionou o arquiteto sobre a possibilidade de se transportar pessoas, pois seria uma solução para desafogar o conturbado trânsito da capital paulista.
O arquiteto disse que uma solução para o trânsito na área metropolitana seria a utilização dos rios que cortam a cidade. Como método ideal para desafogar o tráfego, “o projeto propõe a recuperação dessa navegação em São Paulo a partir do transporte de cargas e alternativo de passageiros”, completou Alexandre.
Durante a entrevista, o deputado Carlão Pignatari lembrou que um dos barcos que hoje percorrem 20 quilômetros dentro de São Paulo, veio da região de Votuporanga.
“É necessário que se busque alternativas de exploração do transporte fluvial para economia de combustível, tempo e recursos financeiros, uma vez que, evitando-se os congestionamentos, contribui-se para manter o meio ambiente mais limpo, sem a indesejada poluição produzida pelos milhões de veículos que hoje circulam pelas estradas e também nas vias urbana”, disse o deputado Carlão Pignatari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário