sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Deputado Carlão Pignatari busca alternativa de produção para famílias de assentados de Ilha Solteira

O deputado estadual Carlão Pignatari está auxiliando um grupo de micro e pequenos produtores rurais a buscarem junto ao governo do Estado um incentivo para aumentar a renda. Nesta quarta-feira (dia 18), o deputado acompanhou os presidentes da Associação dos Agricultores Estrela da Ilha, Valmir Fernandes Correia, e da COOPERASP (Cooperativa de Aves, Suínos e Peixes), Moacir Gulo, a vereadora Thereza Alves da Rocha Oliveira e o assessor de gabinete do prefeito Bento Sgarboza, Sílvio Adriano de Almeida, a uma audiência com a secretária estadual de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi.
Durante o encontro, Carlão expôs à secretária que em Ilha Solteira há três assentamentos, formados por aproximadamente 520 famílias, com um grande potencial de produção. Uma das reivindicações da associação e da cooperativa é a criação e abate de frango caipira, já que há uma certa vocação para esse tipo de atividade entre os assentados. Atualmente, eles abatem em torno de 300 aves por dia.
“Na verdade, fomos solicitar à secretária um apoio e a disponibilização de técnicos para orientar os produtores, para que eles descubram qual a vocação dos assentados”, disse Carlão. De acordo com o deputado, a secretária Mônika solicitou que o primeiro passo é que os integrantes da associação e da cooperativa procurem uma unidade da Cati de Andradina (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), órgão da Secretaria da Agricultura, para que possam fazer um estudo e receber as instruções de qual produção será mais apropriada para aquela região.

O deputado explicou, ainda, que a secretária informou que há diversas linhas de crédito a juros anuais baixos disponíveis aos produtores rurais, além de planos que podem orientar todos na melhor solução. “Foi uma audiência muito produtiva e a caravana de Ilha Solteira saiu satisfeita com as orientações da secretária, pois poderão receber todas as instruções na Cati e obter linhas de crédito para consolidar a execução de alguma atividade de produção no município, proporcionando a geração de renda e emprego, de forma organizada”, destacou o deputado Carlão Pignatari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário