quarta-feira, 30 de abril de 2014

Secretária Mônika Bergamaschi e deputado Carlão Pignatari inauguram Centro de Seringueira e Sistemas Agroflorestais

Centro será instalado na APTA de Votuporanga,
como polo de desenvolvimento da seringueira

A secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado, Mônika Bergamaschi, e o deputado estadual Carlão Pignatari inauguram no próximo dia 9, a partir das 8 horas, o Centro de Seringueira e Sistemas Agroflorestais de Votuporanga. O centro funcionará na APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), como um polo de desenvolvimento da seringueira.
O projeto que transforma a Apta de Votuporanga em centro avançado da seringueira é do deputado estadual Carlão Pignatari. O governador Geraldo Alckmin assinou a Resolução no dia 6 de dezembro do ano passado.
De acordo com Carlão, a ideia de se instalar no Polo Regional do Noroeste Paulista um centro de excelência em seringueira deve-se ao fato de que a região é uma das maiores produtoras de seringueira do Brasil.
Para o deputado, como a região Noroeste Paulista desponta como grande produtora de seringueira, a instalação desse centro trará maior desenvolvimento e oferecerá tecnologias avançadas aos produtores, proporcionando um avanço muito grande para o Estado, principalmente na geração de novas fontes de renda.
No dia 9, haverá diversas palestras sobre o tema. Às 9h, Wander Luis B. Borges, falará sobre “Sistemas Agrossilvipastoris no Estado de São Paulo”. Na sequência, às 9h30, Paulo Gonçalves vai discorrer sobre “Pesquisa e Desenvolvimento da Heveicultura no Estado de São Paulo” e às 10h, Erivaldo Scaloppi Jr. Fala sobre as “Boas Práticas no Cultivo da Seringueira”. Os três são do Centro de Seringueira e Sistemas Agroflorestais – IAC.
Às 10h30 será feita a apresentação do Centro e às 11h haverá o descerramento da placa inaugural, seguido de um almoço de confraternização aos convidados.

“Este Centro de Seringueira e Sistemas Agroflorestais vai beneficiar toda a região de Votuporanga, pois passaremos a ter um centro de excelência em seringueira, cujas pesquisas vão contribuir para aumentar a produtividade e, consequentemente, a rentabilidade”, disse o deputado Carlão Pignatari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário