sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Deputado Carlão Pignatari prega estímulo à piscicultura da região durante a V Aquishow

Para Carlão, é preciso criar mecanismos para que os
aquicultores tenham fomento em suas atividades



O deputado estadual Carlão Pignatari participou, nesta quinta-feira (dia 27/08), da abertura da V Aquishow, realizada no Complexo Turístico, Cultural e Histórico Roberto Rollemberg, na Estância Turística de Santa Fé do Sul. O principal tema abordado durante os debates do evento foi a seca que assola a região. A falta de chuvas tem preocupado as autoridades, principalmente os aquicultores e piscicultores.
A seca ameça as atividades da aquicultura e piscicultura na região, que é maior produtora de tilápia, com vários criadouros e frigoríficos de filé, com uma produção anual estimada em 18 mil toneladas.
O deputado Carlão destacou que é preciso que haja uma participação maior do poder público no setor, estimulando e criando mecanismos que deem suporte aos aquicultores e piscicultores da região, que geram muitos empregos e renda.
Presente ao evento, a secretária de Planejamento do Ministério da Pesca e da Aquicultura, Maria Nince Ferreira, que discorreu sobre o Panorama da Piscicultura no Brasil e no Estado de São Paulo, destacou que determinou que sejam tomadas providências no sentido de que os tanques-redes sejam deslocados para locais onde as águas são mais profundas, para evitar que a falta de oxigênio nas águas mais rasas provoquem a mortandade de peixes.
A Aquishow reuniu piscicultores, pescadores, trabalhadores em geral, técnicos que atuam na pesquisa, extensão rural, assistência técnica e na assessoria técnica a empresas e pisciculturas. Houve palestras, debates e visitas técnicas.
Os palestrantes falaram ainda da importância da piscicultura e da pesca como atividade geradora de renda e emprego, estoque pesqueiro, linhas de crédito, tributação, licenciamento ambiental, sanidade em piscicultura, equipamentos, entre outros assuntos.

O prefeito Armando Rossafa destacou que é motivo de orgulho a realização de um evento que consolida a região como grande polo de crescimento da produção de peixes e o fortalecimento do Movimento Peixe Legal que visa à preservação do meio ambiente e da pesca esportiva, gerando um aumento na renda do município com turistas e incentivando o pesque e solte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário