quinta-feira, 12 de março de 2015

Deputado Carlão Pignatari elogia projeto de recuperação do córrego Marinheirinho

Saev Ambiental assina convênio com produtores
 rurais para preservação de nascentes






O deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) elogiou a iniciativa da Saev Ambiental de Votuporanga pelo projeto de recuperação do córrego Marinheirinho. A autarquia municipal assinou, nesta quinta-feira (dia 12/03), convênio de parceria com os produtores rurais, que possuem propriedades naquela área, para preservação das nascentes.
O evento aconteceu na sede da Saev, com a presença do prefeito Junior Marão, do superintendente da autarquia, Oscar Guarizo; do secretário de Meio Ambiente, Gustavo Galo Vilela; do presidente da Associação dos Produtores Rurais, Sebastião Carmona; vereador Jurandir Benedito da Silva, que representou o presidente da Câmara Municipal, Sérgio Adriano Pereira; produtores rurais e lideranças da cidade.
O contrato assinado é referente ao Pagamento por Serviços Ambientais – PSA/Mina D’Água do Programa Vida ao Marinheirinho, que prevê a recuperação ambiental e proteção de córregos e nascentes da microbacia.
De acordo com Gustavo Vilela, o programa tem como foco uma área de 2.890 hectares, localizados na parte de cima da represa de captação da Saev Ambiental, onde existem 85 pequenas propriedades rurais, 36 nascentes e 170 hectares de Área de Proteção Permanente (APP).
O objetivo, segundo ele, é devolver vida ao manancial, recuperando e isolando a vegetação nativa das APP, aumentando a vazão do córrego e promovendo a volta da fauna. Também visa a busca de melhor qualidade de vida e promoção da sustentabilidade local. Desde 2013 já foram plantadas 7,3 mil mudas de árvores nativas no local.
O projeto Mina D’Água, desenvolvido em parceria com a Secretaria estadual de meio Ambiente e com recursos do Fecop, vai remunerar os produtores rurais que praticarem ações de preservação e manutenção de nascentes em suas propriedades. Atualmente há 28 nascentes em recuperação. Neste projeto, segundo o secretário, serão investidos R$ 21 mil, já para o Vida ao Marinheirinho os recursos são da ordem de R$ 760 mil.
O prefeito Junior Marão disse que esse projeto é o primeiro passo para o desassoreamento da represa de captação de água. Guarizo destacou que existem 18 projetos no Brasil, dos quais oito são de São Paulo. “O projeto de Votuporanga está entre os três melhores do País, igualando-se ao de Extrema-MG, um dos mais importantes”, disse.

Para o deputado Carlão Pignatari, que não participou do evento, devido a compromissos urgentes na Assembleia Legislativa, “este é um projeto de grande importância, pois a microbacia do Marinheirinho vem sofrendo uma degradação ao longo dos tempos sem que se faça algo para salvar o manancial. Esta parceria do poder público com os produtores rurais será de vital importância para a recuperação do córrego, das nascentes e APPs, para que possamos deixar um ambiente mais saudável para as futuras gerações”, finalizou o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário