sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Deputado Carlão Pignatari participa do lançamento de programa para diminuir mortes por acidentes de trânsito

Movimento de Segurança no Trânsito, lançado pelo governador do Estado, criará políticas com ajuda da sociedade




O deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) participou, na manhã desta quinta-feira (dia 20/08), no Palácio dos Bandeirantes, do programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, um comitê constituído por nove secretarias para construir políticas que promovam a redução de vítimas do trânsito no estado. O  evento foi coordenado pelo governador Geraldo Alckmin e contou ainda com a presença de diversos secretários de Estado.
De acordo com o deputado Carlão, o programa tem como objetivo a diminuir pela metade os óbitos por acidente de trânsito até 2020. O governador anunciou ainda, na oportunidade, a criação do primeiro Centro de Trauma do Estado. O valor estimado das obas é de R$ 80 milhões.
Carlão informou que entre os pontos principais do programa estão a gestão da segurança viária, vias e veículos mais seguros, usuários mais conscientes e atendimento pós-acidente. A iniciativa deve priorizar ações como o mapeamento da infraestrutura viária de todo o Estado, para eliminar pontos que podem influenciar acidentes graves e realizar melhorias como a implantação de passarelas ou redutores de velocidade, além de verificar a iluminação de áreas. Ainda serão promovidas campanhas educativas para conscientizar a sociedade.
Alckmin criou o programa de segurança, no segundo organizou o Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (Grau) e no último autorizou o Detran a repassar recursos aos municípios para implementar o plano de segurança no trânsito. 
Em 2013, o Estado de São Paulo registrou 6.564 mortes provocadas por acidentes de transporte terrestre, com 38.140 internações de residentes do estado. Deste total, 82% eram homens e 44% tinham idade entre 20 e 39 anos. O total de óbitos em São Paulo corresponde a uma taxa de 15 mortes para cada 100 mil habitantes.
Além de Carlão, estiveram presentes os deputados Fernando Capez, presidente da Assembleia, Maria Lúcia Amary (PSDB), Célia Leão (PSDB), Antônio Salim Curiati (PP) e Celino Cardoso (PSDB).

“É um programa muito interessante, pois, além de logísticas para reduzir acidentes, o Estado intensificará campanhas para que a população fique mais atenta e evite os acidentes que provocam mortes até de famílias inteiras e, muitas vezes, por descuido e imprudência dos motoristas”, destacou o deputado Carlão Pignatari, líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário