quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Deputado Carlão Pignatari denomina dispositivo rodoviário de “Nasser Marão”

Lei foi sancionada pelo governador Alckmin e publicada
no Diário Oficial do Estado deste dia 15 de outubro


A edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (15/10) traz a publicação da Lei nº 15.916, sancionada neste dia 14 pelo governador Geraldo Alckmin. Originada do Projeto de lei no 396/11, de autoria do Deputado Carlão Pignatari, líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, a nova lei dá denominação ao dispositivo de retorno localizado no km 524,979 da Rodovia Euclides da Cunha – SP 320, em Votuporanga, de “Nasser Marão”.

Para apresentar o projeto de lei, o deputado Carlão Pignatari justificou a homenagem dizendo que Nasser Marão nasceu no dia 26 de maio de 1916, no município de Viradouro-SP. Era filho dos imigrantes libaneses Abdo Marão Alfagali e Ersina Atalla.

Acrescenta que aos 12 anos de idade, Marão mudou-se com a família para a cidade de Mirassol e já trabalhava como vendedor ambulante em companhia de seu pai e irmão. Em busca de melhores condições de vida, em 1935 a família transferiu-se para Cosmorama. No período em que lá residiu, participou do movimento que tornou Cosmorama um Município e foi o primeiro presidente da Câmara Municipal.

Mostrando seu espírito pioneiro, em 1945 fundou com seus irmãos um posto de gasolina, chamado de “Irmãos Marão”, em Votuporanga. No ano de 1950 mudou-se definitivamente para Votuporanga.
Casou-se, em 1969, com a professora Neyde Tonanni e com ela teve dois filhos, Nasser Marão Filho e Carlos Humberto Tonanni Marão.

Foi fundador da Empresa de Laticínios Só Nata e do Frigorífico 4 Rios e participou também da fundação do Frigorífico Avícola.

“Seu objetivo ao liderar e participar dos movimentos para fundação dessas indústrias era promover o desenvolvimento da cidade, ampliando seu parque industrial e proporcionando maior oferta de empregos para a população de Votuporanga”, destaca o deputado Carlão.

O parlamentar diz ainda que Nasser Marão participou da fundação do Rotary Club de Votuporanga e fez a doação do terreno para a construção de sua sede própria. Recebeu do Rotary Internacional o título de Companheiro Paul Harris. Foi um dos fundadores do Votuporanga Clube.

Colaborou com a instalação da Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas e da TV Universitária. Fez a doação de uma Unidade de Hemodiálise a Santa Casa local. Dirigiu a Associação Comercial durante nove anos. Apaixonado por futebol, dirigiu a Associação Atlética Votuporanguense.

Recebeu votos de louvor em atas de trabalhos da Câmara Municipal de Votuporanga por seus feitos relativos à comunidade.

Por duas vezes foi consignado voto de congratulação pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, quando recebeu medalha de Honra ao Mérito do Município de Votuporanga e pela doação da Unidade de Hemodiálise.


“O senhor Nasser Marão era considerado o ‘capitão das indústrias’ de Votuporanga, pelo seu arrojo e obstinação em fazer a cidade prosperar. Deixou-nos um grande legado, que são as suas obras e seus dois filhos, Juninho – hoje prefeito da cidade - e Carlinhos, duas pessoas queridíssimas por todos. Por isso, é muito justo que o nome do seo Nasser seja perpetuado em uma obra de grande vulto”, conclui o deputado Carlão Pignatari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário