O deputado Carlão e o secretário Rodrigo Garcia com autoridades de Votuporanga |
Carlão, a vereadora Creusa Nossa, Rodrigo Garcia e o prefeito Luiz Vilar, de Fernandópolis |
O convite de Carlão a Rodrigo Garcia deveu-se ao fato de que no último sábado, quando o deputado anunciou a liberação de R$ 300 mil para as entidades de Votuporanga, os representantes do setor cobraram do deputado aumento no teto dos recursos do Estado. O deputado disse que há nove anos que os repasses não são reajustados.
Rodrigo informou que, com a aprovação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), no Congresso Nacional, muita coisa mudou. Por causa disso, o governo Geraldo Alckmin decidiu estabelecer um plano de programas e ações, composto de sete projetos.
O secretário expôs os dois mais importantes, comentando sobre a unificação dos cartões Bolsa Família, do governo federal, e Renda Cidadã, do governo do Estado, formando o “Agenda da Família”, um compromisso para erradicação da extrema pobreza em todo o Estado e garantia da mobilidade social das famílias paulistas. Em São Paulo, segundo levantamento do IBGE, existem 1,080 milhão de pessoas em situação de extrema pobrezas, em torno de 300 mil famílias, cuja renda não alcança R$ 70 per capita mensais.
O secretário informou que, inicialmente, serão atendidas as 100 cidades com menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Na região, conforme explanação feita também ontem, por Rodrigo Garcia, em Fernandópolis, serão contemplados nove municípios: Riolândia, Pontalinda, Nova Canaã Paulista, Mesópolis, Marinópolis, Aspásia, Vitória Brasil, Dirce Reis e Planalto. Os trabalhos começam em outubro próximo, para que as famílias possam receber os cartões em março de 2012.
Por outro lado, Rodrigo Garcia disse que o governador Alckmin vai anunciar aumento nos repasses de recursos para as entidades no próximo mês, quando acontece a Conferência Estadual de Assistência Social. “O que posso adiantar é que o repasse será pelo número de famílias atendidas”, disse o secretário.
Para o deputado Carlão, Votuporanga foi muito prejudicada nos últimos anos, por dirigentes das divisões regionais. “O que posso dizer a vocês (representantes das entidades) é que agora temos um secretário na Assistência Social, o Rodrigo, que tem um forte comprometimento com nossa rede de assistência”.
Após o encontro em Votuporanga, Carlão seguiu com Rodrigo Garcia para Fernandópolis, onde houve reunião, na Câmara Municipal, com os prefeitos das nove cidades que serão beneficiadas com o programa do novo cartão de transferência de renda, numa parceria entre os governos federal e estadual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário