Trecho estava com navegação interrompida desde
maio de 2014; devido ao longo período de estiagem
O deputado estadual Carlão Pignatari, líder da
Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, acompanhou, nesta quarta-feira (27),
o governador Geraldo Alckmin na cerimônia de reativação da navegação na
Hidrovia Tietê-Paraná, no trecho entre o km 99,5 do reservatório de Três Irmãos
e a eclusa inferior de Nova Avanhandava.
O trecho estava interrompido para a passagem de
embarcações, desde maio de 2014, por causa do baixo nível dos reservatórios de
Três Irmãos e Ilha Solteira. A hidrovia beneficia diretamente os estados de São
Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná.
Também estiveram presentes ao ato, os governadores
dos estados de Mato Grosso, Pedro Taques, e do Paraná, Beto Richa, além da
vice-governadora de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto, e do presidente da
Assembleia Legislativa de Goiás, Hélio de Sousa, do secretário estadual
paulista de Logística e Transporte, Duarte Nogueira, do prefeito de Buritama,
Izair dos Santos Teixeira, deputados, prefeitos e vereadores da região.
A retomada da navegação representa a geração de
empregos e contribui para a redução de custos do transporte. Além disso, a
hidrovia oferece vantagens logísticas ao contribuir para reduzir o tráfego nas
estradas. A hidrovia Tietê-Paraná tem 2,4
mil quilômetros de extensão e é uma importante rota para o escoamento de grãos
e celulose dos estados de São Paulo, Mato Grosso Sul, Goiás, Paraná e Minas
Gerais.
O governador
Alckmin explicou essa hidrovia “é a mais importante do país do ponto de vista
econômico que liga os maiores centros produtores do agronegócio. Esta
reabertura ė fundamental para o nosso país, em termo de competitividade, em
termos de redução de custo e de logística," explicou o governador.
A Hidrovia Tietê-Paraná ocupa importante papel no
escoamento de cargas, além de ser um dos principais corredores de exportação do
país.Alguns dos principais produtos transportados são:
milho, soja, óleo, madeira, carvão, cana de açúcar e adubo. Com a reativação da
passagem de cargas de longo percurso, a projeção de movimentação na hidrovia,
em 2016, é superar o montante de 6,3 milhões de toneladas de cargas registrado
em 2013. Para o ano de 2017, a expectativa é de que essa quantidade suba para 7
milhões de toneladas.
“É um importante corredor de transporte de toda a
produção de estados do Centro-Oeste e também de parte do Sudeste, além de gerar
emprego e renda. A utilização da hidrovia desafoga as rodovias e evita muitos
acidentes”, comentou o deputado Carlão Pignatari.
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