quinta-feira, 27 de março de 2014

Lideranças de Votuporanga assinam convênio com governo do Estado para instalação de usina fotovoltaica

Deputado Carlão Pignatari acompanhou lideranças em
audiência com o governador Alckmin e secretários







Lideranças de Votuporanga participaram, na tarde desta quinta-feira (dia 27/03), de audiência com o governador do Estado, Geraldo Alckmin, e com os secretários de Energia, José Aníbal, e do Planejamento e Desenvolvimento Regional, Julio Semeghini, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, para a assinatura de convênio para a produção de energia fotovoltaica na cidade.
Participaram o deputado estadual Carlão Pignatari, o prefeito Junior Marão, o presidente da Câmara Municipal, Eliezer Casali, o gestor da superintendência da Saev, Gustavo Vilela, e o empresário Cláudio Vale, sócio do North Shopping, além do investidor da usina que será instalada em Votuporanga, Pedro Vaquer Brunet. Ainda estiveram presentes o subsecretário de Energia Renovável, Milton Flávio; o representante da Abiogás, Alessandro Gardeman, e o presidente da AES, Britaldo Soares.
O objetivo é a produção de energia através de fontes renováveis. Alckmin assinou decretos estipulando que os bens e equipamentos destinados à geração de energia elétrica ou térmica a partir de gás, biogás (biometano), solar fotovoltaica, resíduos sólidos urbanos, biomassa resultante da industrialização e de resíduos da cana-de-açúcar sejam desonerados, assim como todos os equipamentos necessários para a produção e tratamento de biogás.
Em Votuporanga, a empresa SKY Solar Sunbeam Geração de Energia lançou o empreendimento inovador em tecnologias limpas para a geração de energia e está iniciando a implantação de um parque fotovoltaico. Trata-se de um lugar especialmente escolhido, licenciado e desenvolvido para receber a tecnologia de placas fotovoltaicas para a geração de energia através da coleta e conversão da emissão de radiação do sol (luz solar). 
Votuporanga será a primeira cidade do Estado de São Paulo e do Brasil, a ter a maior usina fotovoltaica, que vai gerar 7 MWh, sendo parte destinada para o shopping e o restante será utilizado para abastecer residências da cidade.
De acordo com os empresários, esse método de conversão energética da luz solar é chamado de método direto, já que a energia solar atinge as placas fotovoltaicas e então é convertida para energia elétrica. O North Shopping de Votuporanga será o primeiro do Brasil a receber energia 100% verde, com energia limpa e renovável.
“O projeto é importante não só para a região de Votuporanga que terá oferta de energia limpa, mas também uma pequena correção de rota para todo o planeta que está precisando de novas fontes para gerar emprego e renda nos países”, afirmam os investidores.
Para o prefeito Junior Marão, a instalação dessa usina fotovoltaica em Votuporanga vai contribuir para alavancar ainda mais a economia da cidade e da região, visto que se trata de um projeto de grande porte, que pode gerar muitos empregos e renda, além da energia elétrica oriunda de fonte limpa.

O deputado Carlão Pignatari comemorou a concretização do acordo e colocou-se à disposição dos empresários para trabalhar no que for possível, visando agilizar o processo de instalação do empreendimento. “Estamos há quatro anos trabalhando para realizar esse sonho de instalar uma usina fotovoltaica em Votuporanga. É mais um grande passo que Votuporanga e região dão rumo ao desenvolvimento. Este é um sinal positivo de que a duplicação da rodovia Euclides da Cunha já começou a transformar nossa região e, tenho certeza, que muitos outros empreendimentos de grande porte virão para cá”, concluiu o deputado Carlão Pignatari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário