quarta-feira, 6 de maio de 2015

Deputado Carlão Pignatari aplaude governo por lei que restringe venda de desbloqueador de celular

Governador Geraldo Alckmin sancionou lei
para coibir venda de celulares furtados



A partir de agora ficará mais difícil os ladrões de celulares venderem os aparelhos em esquinas e feiras. O governador do Estado, Geraldo Alckmin, sancionou o projeto de lei 46/2015 que restringe a venda de aparelhos capazes de alterar ou desbloquear o número de identificação dos celulares. O ato ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, nesta quarta-feira (dia 6).
O deputado estadual Carlão Pignatari, líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, presente no evento, aplaudiu a iniciativa, pelo fato de que o ato vai inibir a ação de muitos “trombadinhas”, que furtam aparelhos de celular para vender a qualquer preço nas feiras e esquinas.
Os estabelecimentos que quiserem comercializar o aparelho desbloqueador devem obter autorização prévia do Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas (Decade) da Polícia Civil. "Esse cadastro contribuirá para que não haja ação criminosa nem estímulo ao roubo e furto de celular", disse o governador, que agradeceu os parlamentares pela rapidez com que aprovaram o projeto.
As lojas que descumprirem a lei terão sua inscrição estadual cancelada e o estoque irregular apreendido. Além disso, os sócios do estabelecimento também poderão, por cinco anos, ser impedidos de exercer esse ramo de atividade e proibidos de solicitar inscrição de nova empresa do tipo.
Em fevereiro deste ano, o secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, se reuniu com as principais operadoras de telefonia e criou uma resolução (SSP 3/2015) determinando que o Departamento de Inteligência (Dipol) peça o bloqueio de celulares roubados e furtados no prazo de até 12 horas. Com o IMEI (International Mobile Equipment Identity), o celular deixa de funcionar. 

Para Carlão, essas ações do governo fazem com que a criminalidade seja reduzida e o cidadão possa viver com mais segurança e tranquilidade. “É um grande avanço do Estado de São Paulo, porque muitos desses ladrões roubam aparelhos para vender barato e comprar drogas. Assim, a lei é muito positiva”, destacou o deputado Carlão Pignatari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário