segunda-feira, 28 de março de 2016

Deputado Carlão Pignatari participa do lançamento de licitação para ampliação do Canal de Nova Avanhandava

Cerimônia aconteceu no Palácio dos Bandeirantes
com a presença do governador Geraldo Alckmin




O governador do Estado, Geraldo Alckmin, assinou, na manhã desta segunda-feira (28/03), a autorização para lançamento de licitação das obras de amplição do Canal de Nova Avanhandava, no rio Tietê. O deputado estadual Carlão Pignatari, líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, participou da solenidade, representando a região Noroeste Paulista.

De acordo com fontes ligadas ao governo do Estado, a intervenção será realizada no canal de navegação de Nova Avanhandava, no reservatório de Três Irmãos. O canal proporcionará a ampliação de 2,4 metros de profundidade em 10 quilômetros da hidrovia.

Carlão informou que a medida vai possibilitar mais segurança na navegação das balsas que transportam soja, milho, celulose e madeira provenientes, principalmente, do Centro-Oeste brasileiro, rumo aos portos marítimos, além de proporcionar maior flexibilidade na operação das hidrelétricas de Três Irmãos e Ilha Solteira.

As obras estão orçadas em R$ 289,6 milhões e fazem parte do Programa de Modernização da Hidrovia Tietê-Paraná. A empresa vencedora da licitação terá um prazo de 29 meses para executar a obra.

A navegação na Hidrovia Tietê-Paraná foi reativada no dia 27 de janeiro deste ano, após uma interrupção de 20 meses, por causa do baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas. A hidrovia oferece vantagens logísticas, ao contribuir para reduzir o tráfego nas estradas.

A Hidrovia Tietê-Paraná tem 2,4 mil quilômetros de extensão, sendo 1,6 mil no Rio Paraná, e 800 quilômetros no Rio Tietê. A hidrovia conecta áreas de produção aos portos e serve os principais centros do Mercosul.

“É uma obra complexa, porém muito importante, porque vai possibilitar a navegação das barcaças pela hidrovia sem interrupções, fazendo com que o transporte se torne mais barato e mais seguro”, destacou o deputado Carlão Pignatari.


Nenhum comentário:

Postar um comentário